O Direito, o Trabalho e a Ciência Jurídica. Derecho, Trabajo y Ciencias Jurídicas.

O ano de 2026 será um ano acadêmico, voltado para o estudo, a pesquisa dos direitos fundamentais trabalhistas na academia científica. Na condição de Operador do Direito do Trabalho, parece fazer sentido investigar esse campo do conhecimento, para ir além da teoria jurídica, contribuir com as causas trabalhistas, com a aplicação prática dos direitos fundamentais trabalhistas no dia a dia, no contrato de trabalho.

O Direito enquanto ciência jurídica, significa regular a conduta humana na sociedade. Seja o direito positivo ou o direito natural, enfim, não importa a fonte do Direito, a concepção, a corrente ideológica, o Direito serve para a manutenção da ordem e a pacificação social.

Na lide trabalhista é preciso destacar que o objeto do contrato de trabalho é a prestação de um serviço humano: o trabalho. O trabalho é o resultado de uma ação humana, de uma conduta humana. E nos parece coerente que o Direito do Trabalho venha a regular e ditar como as partes devem agir no contrato de trabalho.

Diversas formas de trabalhar tem surgido na sociedade, com emprego de tecnologia ou não, e o Direito do Trabaho enquanto conhecimento científico, necessariamente precisa acompanhar a evolução social. Daí a importância de avançar no estudo deste ramo do Direito na Universidade. Mais do que nunca o estudo do Direito do Trabalho tem sido importante, para salvaguardar os direitos fundamentais trabalhistas das pessoas.

Em que pese haja divergências na interpretação do Direito do Trabalho brasileiro provocado pelas reformas trabalhistas e interesses econômicos e políticos, não se pode perder a sensibilidade que esse ramo do Direito visa proteger a dignidade humana de quem trabalha.

Assim devemos empregar esforços para compreender o trabalho e o Direito através da ciência jurídica. Os institutos do Direito do Trabalho precisam ser estudados e aperfeiçoados para servir a sociedade capitalista, globalizada e tecnológica.

Em 2026 estamos todos convocados para seguir pesquisando e conhecendo o Direito do Trabalho das partes do contrato de trabalho. Este blog irá refletir produção acadêmica jurídica laboral e um desejo de contribuir com a comunidade acadêmica, e com o empregado e o empregador.

Feliz 2026.

Emiliano Cruz da Silva

Advogado Trabalhista.


El año 2026 será un año académico centrado en el estudio y la investigación de los derechos laborales fundamentales en el ámbito académico. Como profesional del Derecho Laboral, parece lógico investigar este campo del conocimiento, yendo más allá de la teoría jurídica y contribuyendo a la práctica laboral, con la aplicación práctica de los derechos laborales fundamentales en la vida cotidiana, dentro del contrato de trabajo.

El Derecho, como ciencia jurídica, regula la conducta humana en sociedad. Ya sea derecho positivo o derecho natural, independientemente de su origen, concepción o corriente ideológica, el Derecho sirve para mantener el orden y la paz social.

En el litigio laboral, es importante destacar que el objeto del contrato de trabajo es la prestación de un servicio humano: el trabajo. El trabajo es el resultado de una acción humana, de una conducta humana. Y nos parece coherente que el Derecho Laboral regule y dicte cómo deben actuar las partes en el contrato de trabajo.

Han surgido diversas formas de trabajo en la sociedad, empleando o no tecnología, y el Derecho Laboral, como disciplina científica, debe necesariamente adaptarse a la evolución social. De ahí la importancia de impulsar el estudio de esta rama del derecho en la Universidad. Más que nunca, el estudio del Derecho Laboral ha sido fundamental para salvaguardar los derechos laborales fundamentales de las personas.

A pesar de las divergencias en la interpretación del Derecho Laboral brasileño, causadas por las reformas laborales y los intereses económicos y políticos, no podemos perder de vista que esta rama del derecho busca proteger la dignidad humana de quienes trabajan.

Por lo tanto, debemos esforzarnos por comprender el trabajo y el derecho a través de la ciencia jurídica. Las instituciones del Derecho Laboral necesitan ser estudiadas y mejoradas para servir a una sociedad capitalista, globalizada y tecnológica.

En 2026, todos estamos llamados a seguir investigando y aprendiendo sobre el Derecho Laboral desde la perspectiva de las partes del contrato de trabajo. Este blog reflejará la producción académica sobre derecho laboral y el deseo de contribuir a la comunidad académica, tanto a empleados como a empleadores.

Feliz 2026.

Emiliano Cruz da Silva

Abogado Laboralista.




Comentários